Pesquisa:

A Fortuna dos Inconfidentes – Caminhos e Descaminhos dos Bens de Conjurados Mineiros

sexta-feira, 28 de maio de 2010


A Fortuna dos Inconfidentes – Caminhos e Descaminhos dos Bens de Conjurados Mineiros

Autor: Rodrigues, André Figueiredo

Tiradentes foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, então capital do vice-reino do Brasil. Exatos 218 anos depois, A fortuna dos inconfidentes – Caminhos e descaminhos dos bens de conjurados mineiros (1760-1850), de André Figueiredo Rodrigues, guarda novidades e surpresas sobre um assunto aparentemente já muito estudado. O destino, bem como as origens, das fortunas dos inconfidentes mineiros, e mais precisamente, os caminhos e descaminhos de seus bens após a devassa ainda tem muito a revelar sobre a própria Inconfidência Mineira, sobre as nossas relações de então com Portugal, sobre o dia a dia na Colônia, enfim, sobre a própria história do Brasil. Fato tanto mais surpreendente por se tratar de um dos temas principais da historiografia nacional. André Figueiredo Rodrigues, porém, sob a orientação inspirada de Laura de Mello e Souza, foi capaz de descobrir, em instituições que incluíram o Serviço de Documentação da Marinha do Brasil, documentos ainda inéditos referentes aos julgamentos, cujos dados simplesmente alteram muitas interpretações consagradas. Por exemplo, o quanto o tesouro de Portugal teria de fato amealhado com o confisco de seus bens, ou o quanto problemas de endividamento de alguns dos conjurados, todos ligados ao establishment colonial, podem ter sido decisivos para sua decisão de participar do movimento. Além disso, a abordagem do autor, seu trabalho de investigação histórica e o material encontrado permitem recriar muitos aspectos da vida no Brasil do século XVIII, a partir da análise detalhada dos casos de sete inconfidentes (entre os 24 julgados) da comarca de Rio das Mortes (atual região de São João Del-Rei, MG). Como enfatiza o prefácio de Cecília Helena de Salles Oliveira (professora titular do Museu Paulista da Universidade de São Paulo), “Ao debruçar-se de forma exaustiva sobre ampla documentação, em particular os Autos de sequestros de bens pertencentes aos inconfidentes e suas famílias, André Figueiredo Rodrigues problematiza redes de interesses, de sociabilidade e de poder, bem como imbricações de variada natureza entre autoridades metropolitanas, autoridades coloniais e potentados locais naquele período. Descortina uma complexidade de situações e condicionamentos que não fazem parte das interpretações correntes sobre a Inconfidência e, simultaneamente, aprofunda questão fundamental para o ofício do historiador: o entrelaçamento entre política, memória e tessitura de registros da história.”.

Fonte: Siciliano
► Leia mais...

Alemanha, 1945


Alemanha, 1945

Autor: Bessel, Richard

Neste relato do fim da Segunda Guerra na Alemanha, Richard Bessel estuda o desenlace do conflito e a derrota total do Terceiro Reich numa perspectiva de história totalizante, analisando os aspectos social, econômico e político do período. Os relatos aqui constantes da violência brutal, da fome, do deslocamento e da destruição no ano de 1945 pretendem contribuir para a historiografia dessa 'hora zero', mostrando como o trauma do fim da guerra incutiu nos alemães, além do horror a qualquer conflito, a ideia de que eles também eram vítimas - tanto dos crimes nazistas quanto das cruéis forças de ocupação -, percepção essa que permitiu a um só tempo a redenção do passado e da culpa, o fim do nacionalismo e uma visão pragmática da vida.

Fonte: Siciliano
► Leia mais...

O Dia D - 6 de Junho de 1944 - A Batalha Culminante da Segunda Grande Guerra


O Dia D - 6 de Junho de 1944 - A Batalha Culminante da Segunda Grande Guerra

Autor: Ambrose, Stephen E.

Este livro foi baseado em relatos orais e escritos a partir de fatos verídicos, testemunhados por homens que participaram da invasão da Normandia (06 de junho de 1944), constituindo-se na mais completa coleção de memórias de que se tem notícia e foi baseado nos 1.400 relatos compilados pelo Eisenwover Center of American of Studies. O desejo de Ambrose foi concluir o livro a tempo de coincidir com o 50º aniversário da invasão da Normandia.


O então General Eisenhower, comandante Supremo das Forças Aliadas, ao ser entrevistado por Ambrose, declarou que a batalha do Dia D demonstrou ao mundo o triunfo da democracia sobre o nazismo e o fascismo.

Esta obra consagrou-se como a mais importante obra sobre o assunto. Indispensável a historiadores, estudantes, jornalistas e interessados no tema.

Fonte: Siciliano
► Leia mais...

O Arquivo de Hitler


O Arquivo de Hitler

Autor: Delaforce, Patrick

Qual era a estratégia de guerra elaborada por Hitler? Como ele conseguiu ser adorado por milhares de pessoas e ainda ter cometido o maior genocídio da história mundial? Neste livro, Patrick Delaforce, um ex-combatente britânico da Segunda Guerra Mundial, abre o arquivo pessoal do Führer e revela em 265 verbetes detalhes da sua vida escolar, a frustrada carreira de pintor, a participação na Primeira Guerra Mundial, a redação do Mein kampf, os primeiros passos do político no pós-guerra, os relacionamentos amorosos, a dieta alimentar e muito mais. Da infância solitária ao suicídio num bunker em Berlim, o autor revela informações inéditas do maior ditador do século XX.

Fonte: Siciliano
► Leia mais...