Pesquisa:

O poder feminino na Grécia

quarta-feira, 2 de junho de 2010


O poder feminino na Grécia.

Resumo escrito:Erika J
O poder feminino na Grécia.
Quando pensamos em Grécia logo associamos à democracia, filosofia, um povo avançado. Mas se formos analisar as duas maiores cidades Estados, Atenas e Esparta, veremos certas contradições na sociedade, principalmente ligadas as mulheres.
Atenas ligada ao comércio marítimo, com grande desenvolvimento político, democrática e com nome de deusa, excluía as mulheres da vida política. As Assembléias eram formadas por apenas os “cidadãos”, no caso só homens atenienses maiores de 18 anos, o resto não tinha direitos à política. As mulheres cuidavam da casa, dos filhos, viviam para os seus maridos, submissas.
Já Esparta, principalmente militar, oligárquica e conservadora, as mulheres tinham mais autonomia. As espartanas podiam participar de todas esferas, inclusive na política e no exercito. Resultado da educação militar, a qual limitava o número de espartanos e o número de não-cidadãos (escravos e estrangeiros) era grande.Assim as mulheres eram preparadas para colaborar em casos de conflitos na cidade.
O poder feminino na Grécia.
Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/humanities/history/164947-poder-feminino-na-gr%C3%A9cia/